segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROCISSÃO


Fazendo um curto retorno a minha era Crista lembrei me da minha aula de história que falava sobro o Concílio de Trento, onde lá ficou determinada a efetivação do culto a imagens e procissão de fiéis que deveria ir ordenadamente de um lugar para outro promovendo a devoção e os agradecimentos aos benefícios de Deus para com os homens. Assim ficando incumbido por esta parte tornou-se um dia atípico pra mim.
Dediquei parte deste dia a história de Santa Rita de Cássia, uma Senhora que tinha como livro um crucifixo, que sofria vários dissabores e ultrajes de um marido violento, bêbado e que mesmo assim em silêncio seguia obediente ao marido e fiel a Deus numa vida de orações. Com dois filhos gêmeos que seguiram o comportamento do pai, teve seu marido assassinado e que para não ver seus filhos cometerem o pecado da vingança rogou a Deus que os levassem e isto aconteceu. Estando viúva nestas circunstâncias procurou um convento para dedicar uma vida de orações o que lhe foi negado até que por um milagre apareceu numa noite dentro deste convento que estava com as portas trancadas como também uma roseira que floresce a cada inverno. Sendo compadecida com as dores de Jesus solicitou aos pés da cruz que pudesse sentir um pouco do sofrimento de Cristo o que justificou uma ferida em sua testa que perdurou até o dia de sua morte.
Tudo isto para retornar ao meu dia que começou quando eu fui ajudar na ornamentação do palco da celebração campal em sua homenagem. Haviam como sempre pessoas dispostas a ajudar e outros sem referencias davam palpites óbvios a fim de serem notadas pelo padre, terminada esta parte segui a enfeitar o andor que entre deboches e sugestões gostei do resultado final. Não sei se consegui galgar alguns degraus para o céu mas tive a conclusão de que grande parte dos devotos de Santa Rita que me ladeavam se esqueceram de seguir os exemplos ensinados por sua história como cooperação e passaram a utilizar o ato de desterrar o péssimo costume de falar mal dos outros.

Um comentário:

  1. 1º - Quanto aos sofrimentos vividos, apenas confirma que Nietzche estava certo.

    2º - "galgar alguns degraus para o céu" huummm! Bacana! Talvez farei uma escada.

    3º - "falar mal dos outros" - isto é normal para quem é mesquinho, independe da religião.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".