quarta-feira, 13 de abril de 2011

IDENTIDADE MUSICAL


Sempre se ouve que música é música de qualquer forma em que se canta e que gosto depende só do ouvinte, então vamos lá tentar me encontrar neste vasto universo. Fui apresentado primeiramente ao universo da música religiosa depois durante minha adolescencia trabalhando em um salão de dança conheci o famoso forró, conheci discos de famosos no meio sertanejo entre tantos outros que emocionavam a todos com o jeito brejeiro de tocar sanfona e violão, discos mais elaborados da Antiga MPB fora o auxilio de cultural musical de um amigo que a cada situação versava um trecho de canções que assemelhavam as situações e emoções vividas pelo ser humano. Através de um radiozinho velho lá no canto da cozinha conhecí as vozes de artistas internacionais que cantavam e eu diferentemente do que estava acostumado a ouvir e entender não sabia sequer uma palavra do que ouvia mas a melodia me encantava tanto que passei a valorizar mais a música que as letras daquelas canções. Hoje assoberbado por tantos meios de comunicação me confundo com tantas possibilidades como a Axé Music de Ivete Sangalo, Cláudia Leite,Carlinhos Brown ..., o Forro de Amelinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Calypso, Djavú, Calcinha Preta ..., o Grunj do Nirvana,Pearl Jam, o Hard Rock de Shakira, Scorpions, Led zeppelin..., o infantil de Xuxa, Patati Patata, Trem da Alegria, Adriana Partimpim..., O instrumental de Kenny G, Andre Rieu ... , a Jovem Guarda de Erasmo, Ronivon, Wanderléia.., a MPB de Maria Gadú, Ana Carolina, Elis Regina, Seu Jorge..., o Pop de Beyonce, Brithney Spears,Lady Gaga, Madonna ..., o pagode de alexandre Pires, Raça Negra..., o estilo New Age do Enya, Era, Kitaro..., e tantos outros estilos como Ska, Sertanejos universitário, Soul Music, Reggae, Tecnobrega, HIP HOP, Samba, Funk, Folk, Emocore, Apocalyptica, Jazz, Bossa Nova, Heavey Metal,... e o Hardcore do meu amigo Jair. Tem músicas de artistas que realmente refletem o que de pior poderia acontecer como o caso de alguns nomes que por fazer parte do contexto fui obrigado a mencionar.Como não dá pra conseguirmos a unanimidade cabe a nós optarmos pelo melhor estilo que nos reflete e respeitar, mesmo sem aceitar, a opinião contrária, pois a música é o retrato mais fiel da forma com que os outros vêem nossa alma.

4 comentários:

  1. Não sei onde li que a origem da palavra forró é de quando os navegantes ingleses chegavam aqui os portos brazucas lá nos anos de antigamente, viam bares/puteiros e começaram a chamar estes de "for all", como algumas palavras sofreram mutações em nossa língua ou as vezes preguiça de pronunciar corretamente ficou forró. Não sei se curte, mas senti falta do Repente que é o antepassado do Rap e Hip Hop, além de usar um compasso que eles chamam de métrica, diferente da música clássica que Mozart usava. Algumas músicas são consideradas como um descoberta científica como a 5ª Sinfonia de Beethoven, enquanto outras verdadeiros desastres contra a humanidade.
    Grato quanto a citação, tinha acabado de expressar me sobre algo semelhante (rs)...

    ResponderExcluir
  2. Iguais a Mozart, Beethoven, existe Caetano,Tom, Vinícius, ah extraordinária cura.

    ResponderExcluir
  3. è se ouvessem Apenas Bethania, Clara, Elis, Ana , Adriana, Gadu e Marisa seria os instrumentos perfeitos de voz e interpretação.

    ResponderExcluir
  4. Hum!!! Não diria iguais, pois são estilos e tempos diferentes, culturas diferentes mesmo a música sendo universal e tendo brotada na África como consta no documentário The Blues, produzido por monstros do cimena como Scorsese. Talvez o anjo Satanael tenha caído lá. E além da interpretação os que criam que são os verdadeiros monstros, como Page por exemplo que criou umas afinações.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".