terça-feira, 19 de abril de 2011

UNIFORMIZAÇÃO



Cresci ouvindo dizer que educação vem de casa e acho natural que alguns pais incentivem os filhos a usarem o que querem e onde querem, mas como vivemos numa sociedade livre, porém com regras, nos esquecemos de que há lugares apropriados pra tudo para evitarmos a desordem que provocaria o caos e lembrarmos de que nem todos se tornam uma Geise Arruda. Desde os meados de 1890 os uniformes escolares começaram a ser usados obrigatoriamente nas escolas tanto no ensino público quanto no particular,e hoje, infelizmente algumas escolas públicas não fazem mais cumprir esta exigência. O engraçado é que um uniforme nunca me prejudicou em nada, ao contrário eu tinha um enorme orgulho em mostrar que fazia parte de uma sociedade ativa, que gostava de ir à as aulas e aprender, apesar de hoje não utilizar 1/3 do que aprendi; na época em que eu os usava, pela forma em que me apresentava e pelo zelo de minha avó não se observa minha classe social. Hoje o ensino tornou se secundário frente as multicores das roupas, dos tamanhos de shorts saias e blusas e o corte de cabelo transado do garoto e seus bonés. Contraditórios conforme cada situação, os doutores da lei ou pessoas que ocupam um posto temporário afirmam sem conhecimento que vivemos em um país livre, que temos direito as escolhas,que não podemos ser discriminados por nossas vestes, que são as diferenças que tornam a vida mais interessante, que somos obrigados a fazer só o que está nas leis. Teoricamente tudo é muito prático, se não fosse hoje qualquer um entrar em qualquer lugar e matar sem nada para o diferenciar, observar uma criança sendo atropelada sem um responsável por perto ou nenhuma identificação que facilite seu reconhecimento, olhar para uma criança andando pela rua em horário escolar sem nenhuma referencia de onde deveria estar naquele momento, ou sequer viajar para uma cidade mais evoluída e sentir na pele o tempo todo o pré julgamento de ser o que você veste . Estes doutores sustem a lei sem utilizar o bom senso, respeitam o sentido literal mas se esquecem de verificar o objetivo a ser alcançado, jamais saberão o sentido em se usar uma veste branca, uma farda, uma toga, pois conhecem a limitação apenas de uma camiseta.
Comandar requer conhecimento, equilíbrio, sensibilidade, autruismo, etc... E não é atoa que uma pessoa chega após a comprovação do conhecimento para só depois a aprovação popular a ocupar o cargo de Diretor, ou qualquer cargo que exija disciplina.
"A lei 3913 de novembro de 1983, proibi as escolas instituir obrigatoriamente o uso de uniforme escolar aos alunos, usando como tese a crise salarial, e no artigo 16 do ECA, cabe as restrições legais que atribuem ao colegiado e pais deliberam sobre o obrigatoriedade ou não desta roupa que pra mim sempre foi sinônimo de orgulho... e se o aluno não tem dinheiro para comprar o uniforme onde vai parar a tal ajuda das bolsas governamentais,quais são os valores que propago...
Depois perguntam se merda tem outro nome.

2 comentários:

  1. "Depois perguntam se merda tem outro nome" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Como eu sou das antigas, estes imbecis da foto copiaram os modelos usados na década de 80, Menudos, tênis cano alto, etc.
    E realmente o ensino tornou-se secundário sim, na minha opinião estilos de indumentária adotados expõem a ideologia de algumas pessoas, mas claro que estas tem que levar em consideração a ocasião. E em Deuteronomio diz que as mulheres não podem usar saia...

    ResponderExcluir
  2. Acho que não custa nada tentarmos viver numa sociedade organizada, onde cada coisa tem seu lugar.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".