segunda-feira, 25 de abril de 2011

UM JUMENTO QUE TOCA VIOLÃO?.


O que faz um jumento desconhecido se achar superior a uma cantora de renome popular? Vejamos a história a seguir: Noutro dia em mais uma fracassada apresentação no nosso querido Ginásio Tubiacanguense, estavam lá meus queridos amigos que como eu não dispensa qualquer nível de diversão, após perceber que ali já não comportava mais minha presença parti para um delicioso repouso em meu lar. No outro dia ao reencontrar meus amigos, eles me relataram que sem mais nem menos ao se aproximarem do dito cujo para parabeniza-lo por sua apresentação em outra cidade, não se sabe como o nome da minha idolatrada foi mencionado e o mesmo se referiu a sua imagem de forma hostil, chegando ao cúmulo de dizer que arrasta em suas apresentações um número expressivo de fãs o oposta de Maria Bethânia. Só para situar, Maria Bethânia esta atrás de Xuxa e Rita Lee como a 3ª mulher a vender mais de 25 milhões de álbuns, foi a recordista em ganhar o Prêmio Tim de melhor cantora, melhor música, álbum e projeto gráfico; pode hoje se dar o luxo de escolher em qual programa de televisão quer ver sua imagem associada sem ser boicotada na trilha sonora de telenovelas, é a cantora que mais recebe direitos autorais por suas obras do cancioneiro nacional, teve seu nome homenageado no maior palco teatral do mundo a Marques de Sapucai, recebeu condecorações em Portugal, Londres e Paris; o único fato a alterar a imaculação de sua carreira foi a concessão do Ministério da cultura em mais 1,3 milhões de patrocinio para seu blog de poesias, pelo qual os críticos a chamaram de Maria Antonieta da Cultura Nacional. Tudo isto são informações que tenho sem ter recorrido a pesquisas, pois seu nome faz parte do interesse jornalístico nacional e internacional. Digo isto não por ganhar financeiramente mas pelo que ela significa para a cultural nacional, assim, defendo sua obra, sua interpretação unica, o peso de cada palavra no contexto musical que conduz minhas emoções e não um cantorzinho de palanque de rua que não difere sequer os porquês da vida. Sua obra fonográfica somente é encontrada em lojas especializadas e dificilmente em camelôdromos, pois seus fãs não frequentam este comércio, mas viajam por mais de 500 km para assistirem uma apresentação em local onde seus fãs a admiram sentados confortavelmente para assistirem seus shows em apresentações que variam de 100 a 500 reais. Não é atoa que Roberto Carlos disse que se ele é rei Maria Bethânia é a Rainha.
Relato não para menosprezar este jumento auto intitulado de "cantor" e sua legião de seguidores, mas para não passar desapercebido tal ignorância que faz deste país um lugar de miseráveis, papagaios ou macacos que desconhecem a sua história, muito menos sua essência , se tornam um bando de imitadores sem identidade,com calças apertadas e reboladoras envaidecidos pelo sua falta de consciência definida por Freud como ego, e ano após ano surgem os sangue sugas dos papagaios, este se enriquecem devido a total ignorância no que cerne a própria existência dos "jumentos" de festa de rua, e apetecem sua existência. Se dizer superior não condiz com a realidade de um público carente de teatro, cinemas e shows de qualidade, pois estes se divertem até mesmo com um gago cantando na rua. Aqui em Tubiacanga a falta de escolaridade é refletida nos textos que mal escrevo e também com os poucos que me relaciono, mas procuro escutar me preparando para ouvir e entender que, felicidade se acha em horinhas de descuido, que o amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura e que quem castiga não é Deus, é os avessos, frases mencionadas nas obras da minha deusa que ajuda a construir uma história, diferente deste "jumento" que não menciono o nome por me envergonhar de pessoas que sequer conhece os mestres que enobrecem a música de seu país. Gostar é um direito criticar o desconhecido é burrice.
POUCOS HOJE GANHAM DINHEIRO COM TALENTO.

2 comentários:

  1. "Jumento do dia", massa! E ele ainda tá com uma gravata na testa. Poderia criar um sequencial de "Jumento do dia". Mas que é o dito cujo?

    ResponderExcluir
  2. É UM FALANO QUE FAZ CARREIRA SOLO E TEM UM REPERTÓRIO SATURADO NESTAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO DE CIDADEZINHA.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".