segunda-feira, 8 de agosto de 2011

D.N.A


Como a vida é engraçada, depois de muitos anos vem novamente o assunto Terceira Idade a tona, e eu mais uma vez provocado me expresso da forma e da realidade que sei. Assim que entrei para o PSF de Santa Rita de Minas ví que minhas oportunidades de desenvolvimento na área da saúde estava se aflorando e não é para tirar vantagens, pois nunca tive nenhuma, e quando alguém fala sobre ela, parece que sou o intruso neste assunto, mas por uma questão de justiça conto aqui aqui e espero que a verdade prevaleça. Como sempre fui uma pessoa disposta fui solicitado pra um treinamento de PSF na cidade de Piedade de Caratinga e este treinamento aconteceu num salão onde o letreiro dizia se tratar do Grupo da Terceira Idade de lá. Conversando com uma colega do meu PSF onde todos a conhecem como Vera do Zé Limão nos inteiramos de como funcionava o grupo, de como era estruturado e resolvi desenvolver um projeto semelhante ao de Piedade para Santa Rita. Como a equipe do Psf dispunha de programas próprios, Hipertensos, Diabéticos, Doentes Mentais, Hanseniase e Tuberculose, o antigo Sisvan e gestantes, a equipe antes, por sugestão minha, se dividiram para a execução de cada programa e após a aprovação do meu projeto junto ao secretário de saúde deus-se início a efetivação da minha idéia trazida de Piedade ficando a ACS Elizete encarregada pelo novo grupo e eu eu já ocupado com o de DSTs e um novo projeto sobre horta comunitária, encomendado pelo Sec. de Ass. Social, que não vingou devido ao fato do prefeito da época não achar viável ceder o terreno mesmo com um investimento de 70 % da Emater. Acordo já previamente acertado em Valadares em um treinamento, o cômico do secretário desmemoriado debocha do fato de estarmos recebendo leguminosos e verduras da cidade vizinha, sendo que se naquela época tivesse havido empenho seríamos nós a fornecer, o engraçado é esquecer do passado pra falar mal do presente, voltando ao assunto como havia duas funcionárias sem função na sala da Assistencia Social, o então Secretário resolveu junto da enfermeira do Psf inserir uma professora em desvio de função que dividia a sala e uma estagiária em Ass. Social no meu projeto que foi modificado posteriormente pelos recém envolvidos ,menos por mim que fui o idealizador e pela ACS Elizete que foi tirada sem justificativa do projeto e que ainda hoje não sabe a origem deste trabalho. Mudanças desnecessária mas com o propósito de substituir nomes, como o meu, do PSF e da própria Sec. de Saúde e até hoje não se sabe a qual Sec. Municipal pertence este grupo. Naquele molde atual o grupo passou a ser alvo de interesse político, onde até um deputado doou camisas e havia uma pré seleção das pessoas que se encaixavam no perfil adotado pelas duas e não pelo antigo projeto que foi retomado pelo professor Sindiley (Frango, assim foram abertas as portas do grupo a todos os interessados independente de classe social, credo e cor. Hoje o grupo após tantos anos capenga com menos de trinta integrante, talvez por ter se tornado popular demais, muitos preferem jogar a culpa neste ou naquele, outros seletos querem formar uma nova equipe e cabe a mim colocar a disposição dos interessados minha integração para ambos, seja com o antigo professor que tem e muito, o mérito de saber conduzir o grupo por estes anos, mesmo com seu temperamento forte e explosivo. Não é qualquer um que tem a habilidade de lidar com pessoas que dificilmente se adaptam ao comando de uma pessoa mais jóvem.

Fica aqui meu desrespeito aos incompetentes que se apropriam das iniciativas alheias aproveitando-se de uma função que não progride pois passa-se anos e ficam na mesmice mesmo com cursos superior e aqueles que se aproveitam de uma posição política, posição que tirando as iniciativas e idéias de outros, não se viu nada além de fornecimento de medicamentos com custos da prefeitura, de cestas básicas de 15 reais, atas e assinaturas de reuniões inexistentes e incontáveis bitucas de cigarro no telhado de uma Unidade Básica de Saúde. Os apropriadores de idéias alheias não contam com uma arma infalível, a memória de todos que participaram efetivamente seja lá de qualquer coisa. Não é quem convida que faz a ação, mas quem está nos bastidores elaborando, tecendo para que tudo dê certo. Ninguém fez ou faz alguma coisa sozinho. Quem é apto ao desenvolvimento sempre é capaz de se reinventar, se reciclar e basta olhar com atenção para certos lugares que provavelmente encontrará minha digital e em se tratando do Grupo da Terceira Idade de Santa Rita, lá tem todo meu DNA pra quem se predispor a duvidar.

2 comentários:

  1. Homem de Deus, poderíamos chamar isto de "gozar com o pau dos outros".
    Lembro me desse tempo, como também de todo o elenco.
    Igual a isto, são os incompetentes que organizaram exércitos e após conseguir os reinos, e as riquezas os abandonaram. KKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  2. o real é que depois de mim nada se faz, nada se viu e nada se vê.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".