segunda-feira, 13 de junho de 2011

SINDROME DO JALECO BRANCO.


Meu blog não é só pra falar mal, mas como falamos bem menos das coisas boas, não fugirei ao hábito.
Quando eu fazia meus estudos sobre enfermagem, fui percebendo aos poucos os contrastes apostos entre alguns "profissionais" e a profissão, não que eu queira discutir todos os procedimentos realizados pelos profissionais, mas sim, suas regras fundamentais, que são pouco seguidas, mesmo sendo inexoravelmente abordadas durante o curso. Também não vou desvalorizar todos os profissionais devido as fortes excessões dos que se dedicam a esta formação. Eu trabalho numa Unidade Básica de Saúde onde os recursos são inerentes a uma município de pequeno porte, com apenas R$150.000,00 de investimento mensal para todo o custeio da secretaria que atende uma média de 7.000 hab.e as falhas acabam sobrecarregando o funcionalismo que estando impossibilitado de exercer sua função tridimensional na cura do paciente,acabam ficando estressados e desinteressados. Exceto esta parte surgiu nesta semana uma polemica sobre o uso do jaleco dos profissionais em saúde nas vias públicas. A meu ver um bom profissional, ciente do risco inerente a profissão, já tem o bom senso de utiliza-lo nos locais apropriados, pena que a mesma proibição não se estende ao estetoscópio, termômetro, esfigmomanômetro, sapato, canetes etc, e há casos em que o profissional se sente tão importante com esta vestimenta que o faz andar pelas ruas com o uniforme de médico, enfermeiro, dentista ou auxiliar. O pior desta situação é que vem o famoso COREN que só aparece nas polêmicas de acordo com sua conveniência e não para defender os verdadeiros interesses da classe como: redução de carga horária, teto salarial e cursos que ajudem no aperfeiçoamento profissional que evitariam principalmente expor os profissionais em situações lamentáveis.

Um comentário:

  1. Primeiro:
    "Que falta de respeito, que afronta pra razão
    Qualquer um é senhor, qualquer um é ladrão
    Misturam-se Beethoven, Ringo Star e Napoleão
    Pio IX e D. João, John Lennon e San Martin"
    E porque não usar um jaleco branco ou similar se puder, sendo que o povo paga pau pra estes, bastam estar de branquinho que são chamados de dotô, autoridade, sinhô, etc. independente da escolaridade e principalmente CARÁTER.
    Status, e não status quo.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".