terça-feira, 21 de junho de 2011

" Curiosidades sobre as tempestades"


As tempestades estão em geral associadas às nuvens .Provocando precipitação,chuvisco, chuva leve, moderada, forte e quando é mais intensa, fortes correntes ascendentes e descendentes também provocam granizo e saraiva. Elas podem
aparecer isoladas ou em grupo ,na forma de agrupamentos convectivos , de forma mais ou menos desorganizada, ou na forma de linhas de tempestades, chamadas linhas de instabilidade ou ainda quando uma das tempestades do agrupamento cresce mais que todas as outras e atinge grandes proporções. As tempestades acontecem quando há suficiente liberação de calor latente. Dentro da tempestade coexistem movimentos verticais ascendentes e descendentes intensos, elas ocorrem quando a atmosfera encontra-se termodinamicamente instável, há energia potencial disponível para ser convertida em movimento de ar ascendente dentro da nuvem e descendente fora da nuvem como Também influênciaram a cultura de muitos povos da antiguidade. Os romanos achavam que tempestades eram batalhas dos Deuses contra os Titãs. Já os índios da América do Norte acreditavam que as tempestades eram serventes de um "Grande píriti". Em tempos mais recentes, as tempestades tornaram-se alvo da curiosidade dos céticos. Toda primavera, caçadores de tempestades vão às grandes planícies do interior da América Central para explorar os aspectos visuais e artísticos de tempestades e tornados. E então conseguem perceber dentro das causas e consequencia alguma semelhança com este blog?
Não foi só por estas semelhanças, mas também por ter me encantado com a técnica de brainstorming de propor várias formas de pensamentos e idéias entre tantas pessoas. Este blog não atinge todas as finalidades mas promove também uma geração de idéias e opiniões. E todos principalmente meu amigo Tiburcius colabora com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo dos processos de sugestões e discussões de cada texto elaborado. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Assim como bem descreve na técnica mencionada e por mim de certa forma plagiada nas linhas e ações que proponho neste texto de esclarecimento.

Valeria o velho ditado de que quem colhe vento semeia tempestade.

Um comentário:

  1. De forma alguma o nome deste blog não seria outro vindo de vossa pessoa, não existe em outra parte do mundo outro nome que descrevesse o mesmo.
    E como já disse em determinados assunto não me arrisco em tempestades, furacões e tormentos que se arriscas.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".