sexta-feira, 1 de julho de 2011

PRÉ CONCEITOS


No final da semana passada foi o aniversário de um recente colega pelo qual desenvolvo grande afeição. Eu o conheci numa fase onde sua necessidade em ser notado socialmente era tanta que se estrapolava nas atitudes. Passei a me aproximar aos poucos dele e com isto fui observando que por trás daquela aparência havia uma pessoa interessante, capaz de se expressar com inteligência, capaz de utilizar um vocabulário apropriado à nova situação social e assim esta sendo, próximo a mim este colega passou a tomar cuidado com as palavras e com gestos, não que eu seja exemplo de porra alguma mas com isto, me veio a mente um trecho do livro O Retrato de Dorian Gray que relata a forma em que um crítico percebe as coisas e como a crítica traduz de forma diferente sua impressão sobre tudo e possibilita mudanças. Dentre nossas longas conversas percebi agora, que desenvolvi nele um interesse em melhorar seu conforto domiciliar pois no início dizia se envergonhar de sua casa pelo buraco no piso e que nada tinha a oferecer, agora aquele veadinho que antes não se preocupava com nada comprou uma geladeira, consertou o piso e agora quer aproveitar a efervescência da juventude para prestar uma faculdade. Com meu jeito de ser, mesmo sem meus três amigos próximos perceberem, euzinho estou alí presente numa parte da formação do caráter de cada um. Com minhas críticas os conduzi a desenvolver suas melhores habilidades, um no caminho da leitura, de gostar somente do que consideramos bom, sem contar com sua capacidade de armazenamento, incrível, tendo como tendão de Aquiles só a falta do objetivismo, o outro se descobriu na arte da dança e do artesanato pena que de taanto não acreditar em sí mesmo desacredita nos outros, já o terceiro de agressivo passou a ser o mais charmoso pena que ele tende ao arrivismo, já os mais recentes querem se dedicar aos estudos para não ficarem às margens da história como eu.

2 comentários:

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".