terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eu Serpente?



Hoje igual a todas as vezes que antecedem algum evento pelo qual me sinta responsável, voltei novamente a perder o sono de madrugada, com isto liguei a televisão e justamente num canal onde um pesquisador da fauna e flora apresentava um documentário sobre serpentes. Com isto de tanto me compararem a elas resolvi postar este texto de nº 60 adotando publicamente esta comparação, será? Tenho enorme pavor destas criaturas, não sei se é por me assemelharem a elas e saber o perigo que se corre quando se invade seu território, e como evitar seu ataque uma vez que ela avisa os seres humanos evitando assim o desperdício de veneno para uma presa que não vai comer.

A cascavel que é facilmente identificada pelo chocalho na ponta de sua cauda tem um veneno que destrói os tecidos, os órgãos e interrompe a coagulação do sangue e mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. especialmente mordidas de espécies maiores, são muitas vezes fatais. Lembrando. Tenho 40 anos sou maior e adoro trabalhar com o corpo humano.


Apropriadamente chamada cobra-da-morte,esta serpente é encontrada na Austrália e Nova Guiné. Ela caça e mata outras serpentes, geralmente através de emboscada. Uma picada provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória em 24 a 48 horas depois do ataque. Com o ataque mais rápido no mundo, ela pode ir do chão à posição de ataque dentro de 0,13 segundos. Lembrando, nunca fui sequer até a fronteira do Brasil e pelo que sei não tenho descendesntes internacionais.


As víboras são encontradas em quase todo o mundo, principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central elas são rápidas e geralmente noturnas. Sua picada causa dor e inchaço do membro afetado. A morte por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca pode ocorrer entre 1 e 14 dias após a mordida ou mesmo mais tarde. Lembrando, adoro a noite.


A maioria das espécies de naja não entraria nessa lista, mas a naja cuspideira das Filipinas do Norte é a exceção. Seu veneno é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe. O veneno é uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode causar neurotoxicidade, paralisia respiratória e morte em 30 minutos. Sua picada provoca apenas danos mínimos no tecido. Lembrando não gosto de cuspir acho um nojo.


Já a cobra de barriga amarela tem o veneno de cobras terrestres mais tóxico do mundo, o suficiente para matar cerca de 100 seres humanos, ou 250.000 ratos. Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum. Felizmente não é agressiva e é raramente encontrada pelo homem na natureza. Nenhuma fatalidade já foi registrada, embora ela pudesse matar um ser humano adulto em 45 minutos. Lembrando como a bonita aí, sou uma pessoa calma, tranquila e pouquíssimas vezes agredi alguém e jamais cometí algo de mal que ficasse claramente registrado como obra minha.

Já a cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis e só atacam quando acuadas nas redes dos pescadores. Lembrando, como já dizia minha rainha não consigo viver longe do mar, apenas sobrevivo.

Como todo ser vivo tem seus predadares fica cabendo a capacidade de cada um descobrir as defesas e ataques dos seus predadares a fim de imobiliza-los. Taí um título que ganho sem merecer.

Um comentário:

  1. Lindo texto! Informativo e comparativo.
    Adorei!
    Talvez seja cobra-criada ué.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR LER E EXPRESSAR FAVORAVELMENTE OU NÃO A MINHA OPINIÃO, "O IMPORTANTE SEMPRE É LER".